A Aldeia que parece cenário de filme

Sabe aqueles lugares que parecem cenário de filme? Que você pensa que não existem a não ser na criatividade cinematográfica? Pois é, uma vila de filme existe em Portugal. Eu falo da minúscula Vale de Poldros, um povoado situado na Serra da Peneda, no norte de Portugal.

As pequenas e centenárias construções da aldeia (Foto: PortugalProfundo)

Ela realmente parece uma cena de filme, como aquelas aldeias que a gente viu nos filmes do Astérix ou dos famosos Hobbits do filme O Senhor dos Anéis. Vale de Poldros é um dos exemplos das povoações antigas do Alto Minho, povoados de montanha apenas habitados durante os meses de verão, pois é tão frio no restante do ano que não se consegue viver lá. Quando não estavam vivendo na localidade, os habitantes (poucos) desciam à Riba de Mouro, a sede da freguesia, uma movimentação humana que hoje poucos praticam.

Outra casa da aldeia

Para se proteger do frio intenso que faz na região, as casas eram feitas, de forma rudimentar, com granito e a principal característica das construções era ter o teto baixo para conservar o calor. A importância de se preservar um local como esse é por causa da sua relevância histórica, pois além de um inestimável valor patrimonial, o conjunto de casas é um exemplo de povoamento de transumância: povoados de montanha para onde os criadores levavam o gado durante os meses de verão, descendo novamente às suas povoações de origem no fim do verão. Com o quase fim desta atividade, as casas de Vale de Poldros se transformaram em casas de férias.

A aldeia pode ter sido fundada no século IX, embora não haja certeza quanto à época em que começaram a surgir no alto das serras estes pequenos abrigos de pastores, onde os animais ficavam no andar térreo e a moradia era no piso superior. Muitas destas aldeias pelo país caíram no abandono e foram demolidas. Mas em Vale de Poldros, num esforço conjunto entre os moradores e as autoridades, muitas das suas construções ainda permanecem, porque, sob o ponto de vista cultural e social, estas zonas podem desempenhar um papel importante de desenvolvimento econômico e turístico.

Apesar de distantes dos centros maiores, vale uma visita quando se passeia por Portugal, pois é um cenário único com centenas de anos de história. Essas são as coordenadas para se chegar à aldeia: GPS 42° 0’1.75″N | 8°17’47.88″W

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui