A famosa ponte da cidade do Porto

O Rio Douro é famoso em Portugal por ter em boa parte da sua extensão, de quase 900 km,  vinhedos e vinícolas que produzem o prestigiado vinho do Porto. Na sua foz, quando está quase acabando e se encontra com o mar, o Douro cede sua margem norte para a segunda maior cidade portuguesa, Porto, e na margem sul fica a cidade de médio porte de Vila Nova de Gaia. Entre as duas, além do famoso e belo rio, uma emblemática ponte, conhecida mundialmente pela sua beleza e imponência. É dela que vamos falar neste artigo.

Ponte D. Luis I

Ela se chama Ponte D. Luis I ou simplesmente Ponte D. Luis como é conhecida em Portugal. Grandiosa, a obra começou a ser erguida em 1881 e teve um pré lançamento, com a conclusão do tabuleiro superior e maior cinco anos depois, em 1886. Menos de um ano depois, a obra foi concluída. A Ponte D. Luis foi construída em substituição a uma antiga ponte pênsil que já não suportava o intenso movimento comercial entre as duas cidades e o projeto escolhido na época foi do belga Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel.

A ponte sendo construída

A ponte é um dos pontos mais conhecidos das duas cidades e também de Portugal. Tão bela e bem elaborada, o projeto foi apresentado em 1878, durante a Exposição Universal de Paris e acabou conquistando o grande prêmio da edição daquele ano. Durante este evento, houve uma importante alteração na concepção original, que determinava que a futura ponte teria não apenas um mas sim dois tabuleiros: um bem acima, nivelado com o topo das duas partes altas de Vila Nova de Gaia e da cidade do Porto e a outra bem mais baixa, ao nível das ruas já existentes na parte mais próxima ao rio.

A Ponte D. Luis I já quase acabada

No dia seguinte à inauguração da ponte, primeiro de novembro de 1886, foi instituído um pedágio para quem a cruzasse: cinco réis por pessoa. A cobrança se manteve até 01 de janeiro de 1944, quase 58 anos depois. Atualmente não há custo algum para cruzar a ponte, salvo o valor do bilhete de metro para quem quiser cruzar o tabuleiro superior.

Um dos lugares favoritos dos turistas

A estrutura da Ponte é uma verdadeira filigrana feita em ferro fundido. São pouco mais de 385 metros de cumprimento, com altura máxima de 172 metros e mínima de 45 metros, além de sua estrutura pesar pouco mais de três toneladas. Desde ao ano de 2005, o tabuleiro superior atende a linha de metro que liga as duas cidades e o tabuleiro inferior é por onde circulam carros e pedestres.

Toda a beleza da ponte iluminada

A Ponte D. Luis está localizada no centro histórico da cidade do Porto e na zona das famosas Caves de Vinho em Vila Nova de Gaia e está incluída na zona classificada de Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1996. É certamente um dos cartões postais de Portugal e serve de ligação entre a beleza clássica da cidade do Porto com as antigas caves de Vinho do Porto de Vila Nova da Gaia.