Açores vencem ‘Best of Nature’ dos prêmios da rede Green Destinations

Os Açores venceram a categoria ‘Best of Nature’ dos Sustainable Destination Awards, distinção atribuída pela Green Destinations, uma rede institucional de organizações internacionais especializadas em turismo sustentável.

Os Açores são o único arquipélago no mundo e a única região de Portugal com a certificação de Destino Turístico Sustentável, o que se deve à estratégia de marketing adotada pelo departamento de turismo do arquipélago, que afirma sempre em suas campanhas que o valioso patrimônio ambiental e paisagístico diferem os Açores de outras atrações mundiais.

Segundo a Green Destinations, o concurso dos 100 Melhores Destinos Sustentáveis é organizado para divulgar histórias de sustentabilidade e boas práticas de destinos locais e regionais.

“Os turistas que nos visitam fazem-no, precisamente, por sermos reconhecidos como um destino de experiências que podem ser vivenciadas na natureza, pelo que este prémio só pode ser motivo de muito orgulho, satisfação e entusiasmo”, realçou Marta Guerreiro, referindo que o Governo dos Açores encara “com muita responsabilidade” este tipo de distinções, até porque a região foi escolhida por “um júri de especialistas em sustentabilidade que representam uma dezena de organizações internacionais”.

Em 2019, a Green Destinations já tinha distinguido os Açores na categoria ‘Best of Europe’, como uma das regiões que contribuíram para Portugal ser premiado. Em 2018, a região foi reconhecida na categoria ‘Best of the Atlantic’.

O arquipélago é também a única região do país a ostentar o galardão ‘Quality Coast Platina’, atribuído por esta entidade, desde 2014.

A Green Destinations é uma rede institucional que lidera organizações internacionais especializadas em turismo sustentável e avalia os destinos concorrentes a nível mundial.

Fonte: Lusa