Bondinhos antigos e clássicos vão ‘desfilar’ por Lisboa

Se estiver por Lisboa no dia 22 de setembro não estranhe se vir bondinhos e ônibus antigos vir circulando pelas ruas da capital. Calma, você não voltou ao passado. É que neste dia seis bondinhos e dois ônibus vão circular entre Santo Amaro e a Praça da Figueira em mais uma edição do Desfile de Clássicos do Museu da Carris.

Neste dia, além de assistir ao desfile, você terá a oportunidade de andar em um destes emblemáticos veículos. Para isso tem de se inscrever através do email museu@carris.pt. A novidade desta edição é que aos bondinhos vão se juntar dois ônibus: o 301, o primeiro modelo do veículo de dois pisos da Carris (em verde e branco) que circulou em Lisboa. entre os anos 40 e 80 do século passado; e o 1001, os famosos “laranjas” que entraram ao serviço em 1971 e só saíram da rua no ano 2000.

Foto: Carris

Entre os eléctricos, destaque para o único exemplar existente do Eléctrico 283, que entrou nos carris em 1902, tendo-se transformado em carro de instrução na década de 50. Também o Eléctrico 444 (o “São Luís”) vai sobressair no desfile, um modelo que integrou a frota da Carris em 1901 e um meio de transporte muito elegante, com janelas de caixilhos envidraçados, guarnições interiores de madeira trabalhada a baixo-relevo, cadeiras interiores reversíveis forradas com tecido de palha entrançada e uma pintura exterior com ornatos de decalcomania.

A iniciativa integra a Semana Europeia da Mobilidade, num ano em que o Museu da Carris comemora 20 anos de existência e o percurso será feito entre a Estação de Santo Amaro e a Praça da Figueira (ida e volta) entre as 11.30 e as 14.30. E se quiser subir a bordo os bilhetes já estão à venda: o bilhete custa 10€, mas crianças entre os três e os 12 anos pagam metade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui