Braga eleito o melhor destino europeu de 2021

Braga é uma das cidades mais antigas de Portugal e há indícios de ocupação humana há três milênios. A bela cidade do norte do país foi um centro importante do império romano e, séculos depois, capital dos Suevos. Braga é uma cidade cheia de história e patrimônio inigualável, onde se destaca o Santuário do Bom Jesus, recentemente elevado à categoria de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Centro de Braga (Foto: CMB)

Conhecida por ser a “Cidade dos Arcebispos”, tem uma igreja a cada canto, é riquíssima em arte sacra e é também o lar do Mosteiro de São Martinho de Tibães, casa-mãe dos beneditinos. Não é por acaso que Braga é uma ótima opção para turismo religioso. Braga é famosa pela Semana Santa que atraí milhares de pessoas e pelo São João de Braga que rivaliza com o São João do Porto.

Tudo isso e muito mais levou a que Braga fosse eleita o Melhor Destino Europeu de 2021 da European Best Destinations, após ter conquistado o segundo lugar na mesma competição em 2019. A cidade também tinha sido distinguida, pela Comissão Europeia, como uma das cidades com melhor qualidade de vida e mais felizes da Europa.

Santuário Bom Jesus do Monte (Na capa, vista dos degraus do Santuário – Fotos: Portugal Afora)

Apesar do momento atual, Braga continua com a Porta Aberta – literalmente – para que possa ser visitada, assim que for possível. Desde os edifícios barrocos, os vestígios romanos, os doces conventuais e os cafés centenários, a “Roma Portuguesa” é um local de paragem obrigatória e existem muitos motivos para conhecer o Melhor Destino Europeu de 2021.