Céu estrelado do Alentejo foi eleito o destino europeu do ano

Não é só na Finlândia que os céus são uma atração turística. Em Portugal os céus do Alentejo têm ganho cada vez mais destaque no mundo. A zona para observar o céu estrelado alentejano é nos arredores do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. Pois bem, o Dark Sky Alqueva acaba de ser distinguido internacionalmente como Europe’s Leading Tourist Destination nos Corporate Travel Awards, que foram anunciados no dia 07 de fevereiro.

O belo céu alentejano (Foto: Miguel Claro)

O Dark Sky Alqueva foi o primeiro lugar do mundo a ser certificado pela Starlight Foundation, um selo de qualidade que atesta as características únicas do céu noturno. Esta importante certificação internacional reconhece as condições de excelência existentes para a observação do céu escuro. Na zona do Alqueva, as condições atmosféricas e a clareza tornam possível aos visitantes verem o espetáculo das estrelas durante a maior parte do ano.

A certificação Starlight cobre uma área de 10 mil quilômetros quadrados à volta do lago Alqueva, incluindo áreas dos concelhos portugueses e espanhóis. Com a qualidade do céu já certificada em dez concelhos portugueses, o Dark Sky tem nos últimos anos reforçado a aposta em atividades diurnas e noturnas.

O belo céu alentejano (Foto: Miguel Claro)

Entre as localidades que podemos testemunhar a beleza do céu estrelado estão a cidade de Évora e seus arredores, Reguengos de Monsaraz e seu belo e vizinho castelo, Monsaraz e ainda a fronteiriça e bucólica Mértola. Há muito o que ver no Alentejo durante o dia e também à noite!

Veja aqui como esse espetáculo da natureza é lindo!