Conheça a Livraria Lello, uma das mais belas do mundo

Talvez uma das livrarias mais famosas do mundo. Essa fama pode ser atribuída pelo ’empurrão’ dado pela saga de livros e filmes Harry Potter. Estou falando da Livraria Lello, sediada na cidade do Porto, norte de Portugal, que é um local cheio de histórias para contar. Neste texto, vou falar de algumas curiosidades sobre uma das atrações turísticas mais visitadas do Porto e de Portugal.

Fundação: A livraria portuense foi fundada em 1881 pelos irmãos José e Antônio Lello e recebeu o nome de Lello & Irmão. Os dois irmãos eram conhecidos na cidade do Porto por serem cultos e elegantes e trabalhavam com a venda e edição de livros. Eram chamados de ‘irmãos unidos’.

Os fundadores (Foto: Arquivo Lello)

O prédio: No dia 13 de janeiro de 1906 era inaugurado o prédio onde a Lello se encontra até os dias de hoje. Foi o evento cultural do ano na cidade do Porto e reuniu diversos políticos e figurões da época. O projeto é do arquiteto Xavier Esteves e o prédio impressiona até hoje.

Reprodução da inauguração em 1906 (Foto: Arquivo Lello)

O vitral: Em estilo neogótico, o prédio levou pouco mais de dois anos para ficar pronto. O impressionante teto em vitral chama muito a atenção e tem o anagrama dos irmãos e uma frase em latim, que significa “Dignidade no Trabalho”.

O imponente vitral que ocupa boa parte da nave central (Foto: Arquivo Lello)

A escada: Mas a grande protagonista da livraria, apesar de vitrais, estátuas, bustos de escritores e baixos relevos é, sem sombra de dúvida, a escada em carmin, com sua bela forma e cor que são belos exemplos da arquitetura da época.

A famosa escada (Foto: Arquivo Lello)

A fama: É considerada por muitas publicações, uma das livrarias mais bonitas do mundo. Em 2014 a CNN fez uma pesquisa com seus telespectadores e a Lello foi eleita a livraria mais bonita do mundo. Mas não foi só isso. Em 2008 o jornal britânico The Guardian a elegeu como a terceira mais bela do mundo. Já a Travel + Leisure afirma que a Lello é uma das livrarias mais estilosas.

A bela livraria Lello (Foto: Arquivo Lello)

A entrada: Desde 2015, por causa da avalanche de turistas, a Lello começou a cobrar ingresso para quem quiser entrar. Mas o valor é descontado para aqueles que compram um livro.

A culpada: Tal interesse na livraria tem uma culpada: a escritora britânica J.K.Rolling, autora da saga Harry Potter, que morou na cidade e disse que se inspirou na livraria e em especial na escadaria, para escrever seus famosos livros.

Os números: A Lello recebeu, em 2017, mais de um milhão de visitantes. E vendeu mais de 357 mil livros. É uma das que mais vendem no país.

Linda não é mesmo? Vale mesmo a pena chegar cedo e pegar menos fila para conhecer uma das mais belas livrarias do mundo. Mas vai ser difícil tirar aquela foto sem ninguém por perto, mas conhecer a Lello por dentro é uma experiência que vai ficar para sempre na memória.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui