Esses são os lugares mais românticos de Portugal

Nunca é uma unanimidade. Cada pessoa tem seu padrão de romantismo e por isso, listar quais são os lugares mais propícios ao romance varia muito. Mas aqui sigo dois padrões: os que tem hotéis e pousadas mais românticos do país e os que são mais populares neste quesito por parte dos visitantes. Mas claro, não esqueça que o lugar não é o principal, mas sim a companhia que vai sim tornar o destino escolhido especial. Conheça quatro dos lugares mais românticos de Portugal.

Sintra

Sintra é considerada a vila mais romântica de Portugal, pois as ‘ferramentas’ para que o clima de romance se instale são muitas. A bela vila está localizada na famosa Serra de Sintra, com estradas e ruelas bucólicas e cheias de mistérios. Além da natureza exuberante, a arquitetura é linda e palácios e palacetes convidam ao amor. Muitas destas construções são hotéis e pousadas, algumas com vistas espetaculares.

Por estar nas montanhas, o clima é mais frio e foi justamente este clima ligeiramente mais fresco que atraiu a nobreza e elite de Portugal, que construiu palácios requintados, residências extravagantes e jardins decorativos. A variedade de edifícios históricos fascinantes e as belíssimas paisagens estabeleceram Sintra como um dos melhores destinos turísticos, assim como a viagem complementar mais popular a partir de Lisboa.

Centro histórico de Sintra

Aveiro

A Veneza de Portugal é linda, com canais espalhados pela cidade e que, só por um passeio de moliceiro (as gôndolas daqui) já torna o dia mais propício ao romance. O escritor José Saramago descreveu Aveiro como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”.

A dica aqui é se hospedar em um dos vários hotéis a beira da ria e embarcar num moliceiro para percorrer os seus canais, que como estradas de água prateada, nos conduzem pela cidade. Observe as casas Arte Nova que decoram as margens ou descubra-as em cada detalhe, fazendo a visita guiada pedestre organizada pelo Museu da Cidade.

Os moliceiros de Aveiro

Coimbra

Não, você não leu errado! A conhecida Coimbra, famosa por ser a cidade dos estudantes, tem um jardim que a coloca nesta lista. Além das atrações turísticas como a própria universidade e o belo centro histórico, em Coimbra situam-se também os jardins da Quinta das Lágrimas. Neles se encontram as chamadas Fonte dos Amores e Fonte das Lágrimas.

A quinta e as duas fontes são célebres por terem sido cenário dos amores do príncipe D. Pedro (futuro Pedro I de Portugal) e da fidalga D. Inês de Castro, tema de inúmeras obras de arte ao longo dos séculos. Estar neste belo jardim acompanhado é um privilégio, pois além da beleza, o clima de romance está mesmo no ar.

O belo jardim da Quinta das Lágrimas em Coimbra

Monsaraz

A vila medieval de Monsaraz, quase na fronteira com a Espanha e nos rincões do Alentejo e protegida pelas suas muralhas, é uma pequena povoação, com as suas ruas de xisto e as paredes pintadas de branco. Com ruas estreitas e repleta de recantos, tem como pano de fundo uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva, o maior lago artificial da Europa. Tá tudo prontinho para aquele momento à dois!

As ruelas de Monsaraz

Gostou? Então a gente te leva até esses lugares! Basta agendar seu passeio com o Portugal Afora.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui