Já está nevando em Portugal

Ainda é outono, mas a neve já está dando as caras nas montanhas mais altas de Portugal, com temperaturas negativas sendo registradas o que permite a formação de camadas brancas depois da neve cair. Assim está a Serra da Estrela, que atrai milhares de turistas anualmente.

Com as baixas temperaturas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera previa a possibilidade de queda de neve e a previsão se realizou no dia 14 de outubro, com a chegada dos primeiros flocos de neve, após o verão, que pintaram a Serra da Estrela de branco. A neve ainda não é muita, mas é o suficiente para deslumbrar os turistas e dar um toque invernal a um dos destinos favoritos dos portugueses.

Serra da Estrela em 14 de outubro de 2019 (Foto: Manuel Ferreira)

A circulação não está condicionada, ao contrário do que é habitual quando há mais neve na serra. Ainda assim, todos os cuidados são poucos para garantir a segurança de quem sobe à Torre (o ponto mais alto da Serra). De acordo com o IPMA, não é esperada a queda de neve ou granizo nos próximos dias, mas as temperaturas permanecerão baixas.

Lembrando que a Serra da Estrela, o ponto mais elevado de Portugal Continental com seus quase dois mil metros de altitude, está localizada no centro do país e quase sempre as estradas de acesso ficam fechadas por causa da neve. O auge do frio acontece entre a segunda quinzena de novembro e a primeira de março, com temperaturas muito abaixo de zero e onde as estações de esqui ficam lotadas. Ahh e as cidades vizinhas (onde neva menos, mas neva), também atraem turistas do mundo inteiro.


DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui