O melhor Distrito para se viver em Portugal é…

Viana do Castelo, que foi eleita pelos portugueses através de um estudo do portal imobiliário Imovirtual, divulgado na segunda semana de fevereiro. Segundo a pesquisa, Viana do Castelo obteve uma avaliação global de 4,02, numa escala de um a cinco. O distrito obteve 4,19 pontos em “Qualidade do ar”, 4,03 em “Acessos” e 3,96 em “Silêncio”.

A cidade vista do estuário do Lima (Foto: Vera Dantas)

Na lista dos cinco distritos com as avaliações mais altas, estão Vila Real (4,01), Viseu (3,94), Leiria (3,89) e Braga (3,87). Na posição contrária, no fim da tabela estão Setúbal (3,73), Santarém (3,70), Portalegre (3,69), Bragança (3,66) e Beja (3,63).

Pelo que vemos nos resultados apresentados na pesquisa, a região norte de Portugal foi a melhor classificada e a do Alentejo a pior. Numa das categorias do levantamento mais preocupantes, a segurança, os distritos que obtiveram pior nota foram Lisboa, Porto e Setúbal, ao contrário de Viseu, Vila Real e Castelo Branco, com as melhores classificações.

O levantamento de dados foi feito online e a coleta ocorreu entre abril e setembro de 2018, com 14.998 pessoas residentes em Portugal. Foram considerados 12 fatores: segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes, espaços de lazer, estabelecimentos de ensino, espaços de saúde, custo de vida em geral, acessos e estacionamento.

O Santuário de Santa Luzia e a cidade vistos de cima (Foto: Aurora Lima)

Viana do Castelo fica bem ao norte do país, na fronteira com a Espanha. A capital, que leva o mesmo nome do distrito (como acontece em todo o país), tem pouco mais de 85 mil habitantes e é o menor dos 18 distritos do país. No alto do Monte de Santa Luzia, está a bela e imponente Igreja do Sagrado Coração de Jesus, conhecida como Santuário de Santa Luzia, uma edificação que foi construída em 1903, inspirada na Basílica do Sacré Coeur, em Paris, com uma bela vista para o Rio Lima e o mar.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui