Óbidos, a cidade castelo pertinho de Lisboa

Uma bela e diferente cidade perto da capital de Portugal e que está na moda, mesmo sendo milenar: Óbidos, que é famosa por estar dentro de um castelo. Na verdade, a cidade começou dentro das muralhas, mas com o tempo se desenvolveu também pelo lado de fora, onde se concentra a maioria da população. Dentro das muralhas moram, atualmente, pouco mais de 100 pessoas na zona histórica da cidade.

A cidade vista de cima de uma das muralhas

Situada num ponto alto, próximo da costa atlântica, Óbidos teve uma importância estratégica no território português. Já ocupada antes de os romanos chegarem à Península Ibérica, a vila tornou-se mais próspera a partir do momento em que foi escolhida pela família real.

Logo que se chega a Óbidos, avistamos um antigo aqueduto, que transportava água das partes mais altas até o centro murado da vila. Os carros ficam pelos estacionamentos que estão localizados nesta zona e à partir daí seguimos a pé, numa distância de poucas centenas de metros até darmos de cara com o pórtico principal da cidade por onde adentramos propriamente no Castelo de Óbidos.

Dentro de muralhas, encontramos um castelo bem conservado e um labirinto de ruas e casas bem pintadas, arrumadas e com as cores típicas da arquitetura portuguesa, o branco emoldurado pelo azul ou o amarelo ferrugem. Entre pórticos manuelinos, janelas floridas e pequenos largos, encontram-se vários motivos de visita, bons exemplos da arquitetura religiosa e civil dos tempos áureos da vila.

Tomada pelos mouros em 1148, foi somente em 1195 que se transformou de fato em uma vila e continua da mesma forma que era há quase mil anos, sem mudanças na sua estrutura e arquitetura. As casinhas se transformaram em lojas e restaurantes, mas sem interferência na sua identidade original. Óbidos é uma cidade que soube preservar bem a sua história e, por isso, integra a lista das Maravilhas de Portugal.

Óbidos pode ser visitada durante todo o ano, pois são muitas as atividades ali realizadas, entre elas a tradicional Feira de Natal, quando a vila se transforma e a Feira Medieval, quando o castelo e a zona murada voltam no tempo e se transformam tal qual foram na Idade Média, com encenações e decoração típica. Mas não é só isso: há ainda o famoso Festival do Chocolate, onde são produzidas peças com a iguaria do tamanho de um homem e as crianças participam de workshops e podem fazer seus próprios chocolates.

Óbidos está incluído no roteiro de passeios personalizados do PortugalAfora. Agende o seu e passeie conosco.