Portugal é o terceiro país mais seguro do mundo

Portugal subiu 15 posições e conquistou a terceira colocação como país mais seguro do mundo, e ainda o título de segundo mais pacífico na Europa. Entre as belezas naturais, a cultura e a gastronomia, um dos principais motivos para a escolha de se viver ou visitar um país, é sem dúvida a segurança.

E justamente esta categoria tem sido o ponto forte de Portugal para que muitas famílias brasileiras escolham se mudar para o país europeu ou fazer turismo no melhor destino do mundo, segundo o Travel Awards, que em 2019, e novamente em 2020 Portugal alcançou o 3º lugar na lista de países mais pacíficos do mundo, segundo o Índice Global da Paz.

Em apenas seis anos, Portugal subiu 15 posições no índice, em 2013 ocupava a 18ª posição. O estudo também revelou um leve crescimento de 0,09% na paz mundial pela primeira vez nos últimos cinco anos. Essa melhora é resultado de uma redução de diversos conflitos internos ao redor do mundo.

Portugal ano a ano tem evoluído no Índice Global da Paz, reflexo de um forte investimento na segurança pública e uma grande coordenação de meios entre as várias forças, como o investimento e qualificação da GNR (Guarda Nacional Republicana), da PSP (Polícia de Segurança Pública), do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e da Polícia Judiciária.

A GNR conta com 23 mil homens e mulheres e recebeu em 2019 mais 224 novas viaturas destinadas às componentes Territorial, Policiamento Comunitário, Trânsito, Intervenção e Investigação Criminal. Na cerimônia de entrega, o Ministro de Administração Interna Eduardo Cabrita, afirmou a importância dos investimentos para o turismo, captar investimentos e atrair estudantes e cientistas.

Então já está na hora de você conhecer um dos países mais seguros do mundo, não é mesmo?