Uma bela praia “quase” selvagem em Portugal

A praia de Odeceixe

Portugal é um país conhecido pelos seus palácios, castelos, monumentos, gastronomia, vinhos e pela simpatia do seu povo. Mas não é só. O país irmão é também conhecido pelas suas belas praias, reconhecidas por turistas de todo mundo como das mais bonitas do mundo.

Uma delas é a “quase” selvagem praia de Odeceixe, que está na divisa entre as praias do Alentejo na conhecida Costa Vicentina e o Algarve, região sul de Portugal. Realmente está na divisa, pois um rio, o Mira, divide as duas zonas. Logo, Odeceixe é a primeira praia do Algarve, conhecida região praiana do país.

Entre montanhas, a praia é isolada

O que explica o seu status de “quase” selvagem é a distância de grandes centros e o fato de Odeceixe estar um pouco isolada pelo rio e por algumas montanhas, baixas mas que são sim obstáculo para uma chegada mais rápida. Isso é extremamente positivo para a praia, pois ela quase não possui construções o que a mantém com uma cara mais selvagem, mais natural.

Odeceixe é paraíso um natural

Para se ter uma ideia, pouco mais de 960 pessoas vivem na localidade. A praia e vila de Odeceixe pertence ao conselho de Aljezur, no Algarve.  Na praia, distante cerca de dois km do centro da vila, não há muitas moradias, talvez menos do que uma dezena. Lá há um café com uma vista espetacular voltada pro mar e as montanhas e um pequeno restaurante, também voltado para as montanhas, mas com vista  para o rio.

O lado voltado para o rio em Odeceixe

Justamente a fusão entre o mar e o rio fazem com que Odeceixe seja tão bela e também oferece ao visitante duas possibilidades: a praia ou o rio.  Para quem vai com trailers, é possível ficar bem hospedado nos locais específicos para este tipo de veículo. Já para quem vai de carro, há opções na vila e em outras localidades próximas. Para se chegar a Odeceixe, basta utilizar a Estrada Nacional nº120, que passa mesmo em frente à vila.

Subindo pela praia, se avistam o restaurante e as poucas casas

Distante pouco mais de 240 km da capital Lisboa, a praia de Odeceixe vale a pena ser visitada. Além dela, há outras localidades da Costa Vicentina que merecem uma visita, como Vila Nova de Mil Fontes, Porto Covo e Zambujeira do Mar, entre outras pequenas localidades que merecem uma visita.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui